segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Olimpíadas 2011

SIM A COMPETIVIDADE, NÃO À VIOLÊNCIA.
Por que participar das Olimpíadas?

O Preso deve ter a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e mentais participando de atividades culturais como jogos e esportes não apenas como atividades de lazer, sobretudo com a finalidade de possibilitar expressões de sentimentos, afetos e emoções desenvolvendo a competitividade de forma sadia e sem violência.
Devemos trazer propostas que procurem democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar, expandir o que hoje é apenas uma visão biológica para um trabalho que incorpore dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos.
Pode-se metodologicamente adotar recursos que introduzam o tema na Unidade, utilizando, por exemplo, filmes que estimulem o espírito Esportivo.
Como escolher o filme:
Mais do que seu gosto pessoal ou a dos alunos é importante responder a essas questões.
Qual o objetivo didático da atividade?
Como este filme pode ajudar a atingir o seu objetivo?
Ele é adequado à faixa etária e às características da turma? As informações contidas estão de acordo com o nível de conhecimento dos alunos?
A temática do filme é adequada ao ambiente escolar? Tem cenas de sexo, violência e terror ou trata de valores culturais, religiosos e morais com as famílias podem discordar?
A quantidade de informação sobre o tema é suficiente ou é necessário fazer uma complementação?
A abordagem do tema é atual? Existem outros enfoques ou tendências que podem ser explorados de outras formas?

Como planejar a exibição:
O uso do cinema em sala requer um trabalho prévio. Veja o que fazer antes da exibição.

1-      Consiga uma cópia do filme. Se não estiver disponível nas locadoras, você pode consultar cinematecas ou solicitá-lo à distribuidora.
2-      Mesmo que já tenha assistido, veja novamente para definir como trabalhará a temática e decidir quais trechos exibirá.
3-      Faça um plano de aula, prevendo em que momento o filme será exibido à turma e inclua a atividade no planejamento.
4-      Verifique com antecedência se os equipamentos necessários para exibição estão funcionando.





Algumas Indicações para trabalhar em sala de aula com o Tema: Olimpíadas
Coach Carter - Treino Para a Vida
O filme conta a historia de Richmond High School que tem um dos piores times de basquete da liga estudantil estadual. Seus jogadores se contentam em apenas fazer algumas jogadas de efeitos e, eventualmente conquistar alguma vitória e dessa forma justificar a sua vida esportiva.
O filme mostra como a sociedade e o sistema educacional precisar rever seus conceitos de educação. Ele mostra competências muito importantes para a formação do caráter do ser humano.
A importância da disciplina: quando o sr. Carter assumi o time de basquete ele precisou usar métodos bastante rígidos para que ele pudesse ter o controle do time.
A disciplina: quando o treinador assumiu o time, a primeira coisa que ele fez foi estabelecer as regras que os alunos/atletas teriam que cumprir, ou seja, ele determinou uma disciplina cotidiana e deixou claro qual a conseqüência para quem não cumprisse as regras. Determinação: quando nos propomos a realizar um trabalho temos que ter determinação por mais que pareça impossível, ou seja, temo que ter compromisso com que nossos objetivos.
Trabalho em equipe: O filme mostra que quando os alunos/atletas entenderam o que é trabalho em equipe, eles conquistaram não só as vitórias nos jogos mais conquistaram a vitória mais importante de suas vidas se tornaram verdadeiros cidadãos.
A Gangue está em Campo.
O filme é baseado em uma história verídica. Um oficial de detenção de acampamento juvenil cria um time de futebol americano. Por meio do esporte os infratores resgatam a autoestima e a responsabilidade social. O grupo de adolescentes consegue uma segunda chance.
Escritores da Liberdade.
Instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo.
Invictus
Filme dirigido por Clint Eastwood que conta o período entre 1990 e 1994, em que Nelson Mandela saiu da prisão e assumiu a presidência da África do Sul. Agora você deve estar se perguntando: “parece ser um filme bacana, mas porque estamos falando dele num blog de esportes?”
Bem, como a galera que estudou a história recente sobre apartheid deve saber, Mandela combateu o racismo na África do Sul utilizando o esporte como arma, para diminuir o fosso entre negros e brancos. O filme, além de centrado em Mandela, é também centrado no rugby, mais precisamente, no jogador Francois Pienaar.

Golpe Baixo
Paul Crewe é um ex-astro do futebol americano preso por dirigir bêbado. Na prisão, se junta a Caretaker monta um time e mesmo induzido a entregar o jogo perdendo para os quardas, resolve não fazê-lo estimulado pelo verdadeiro valor esportivo.
Fotos: Internet
Referência Bibliográfica:  Nova Escola- Edição Especial
Projeto: SUAPI/SEDS/DEP

Projeto e postagem de Sônia Leite/SEDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o primeiro passo: