segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PROJETO: TEATRO DAS OPRIMIDAS

MADALENAS – Teatro das Oprimidas
MaDaLENa é uma experiência cênica voltada para Mulheres, atrizes e não, engajadas e Praticantes do  Teatro das Oprimidas. É um laboratório teatral de cidadania dedicado ao tema do corpo feminino, suas revoluções, mutações, expectativas, seduções, obsessões e opressões neste começo de terceiro milênio. O projeto, contemplado em 2009/10 pelo Premio de Residências Artísticas e Interações Estéticas em Pontos de Cultura (Funarte – MinC), é realizado pela diretora italiana Alessandra Vannucci, em parceria com Barbara Santos do CTO-Rio dentro do projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, no Brasil, Guiné Bissau e Moçambique. Agora, devido à presença da diretora como professor adjunto no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, propõe-se a realização de uma etapa do Madalena em Ouro Preto.

O projeto destina-se a ala feminina em presídios do Estado de Minas Gerais pelas alunas bolsistas do Projeto de Extensão Madalena – Teatro das Oprimidas, sob a supervisão da prof. Alessandra Vannucci e do prof. Aceves Moreno, através do convênio estipulado pela UFOP – Departamento de Artes (DEART).


A participação interativa dos espectadores, no espetáculo final,  pode abrir canais de diálogo entre detentos, agentes penitenciários e funcionários dentro do sistema do presídio e entre este e a sociedade civil. Quando “abre” para a sociedade dos indivíduos “livres” o drama de um direito negado ou de um desejo oprimido do indivíduo, mesmo que detento, o teatro convida os espectadores a tomar uma atitude, desejar transformações, propor soluções que possam repercutir na vida real de todos os que trabalham e vivem no sistema prisional ou convivem com ele.       
O percurso será traçado em sete etapas (cada uma de quantos encontros forem necessários):   
Laboratório de percepção (cinco sentidos + orientação)
Laboratório de ritmos e energias (respiração do grupo)
Laboratório de teatro-imagem (narrativas, contextos, rituais)
Máscaras e Rituais (cotidiano, extra-cotidiano)
De-mecanização e identidade (poema, declaração, sinestesias)
Tira na cabeça (queda do julgamento)
O arco-iris dos desejos (desejos, obstaculos, transformação)
Fórum de uma história: ensaios

Nota da Professora Alessandra Vannucci.

Projeto e Fotos enviados pelo Presídio de Ouro Preto
Acervo: SUAPI/SEDS/DEP

Postado por Sônia Leite/SEDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o primeiro passo: