quarta-feira, 7 de março de 2012

Projeto Norte de Minas em Januária

Trinta e nove presos do Presídio de Januária, no Norte de Minas, fizeram nesta terça-feira (28.02) exames para regularização da vida escolar. A iniciativa faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Diretoria de Ensino e Profissionalização da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Neste projeto, detentos das unidades prisionais do Norte de Minas estão fazendo exames de certificação para regularizar a situação educacional referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental.


O objetivo é identificar e traçar o nível de escolaridade dos presos e em seguida regularizar sua situação educacional para uma futura matrícula, possibilitando a continuidade dos estudos e a expedição do histórico escolar de cada detento. Participam das provas os presos sem comprovação de escolaridade.




Segundo a diretora de atendimento da unidade, Eurides Alkimim Amaral, os detentos demonstraram interesse e ficaram bastante animados com o projeto. “Muitos presos não possuem histórico escolar e, com essa prova, eles têm a oportunidade de conseguir a certificação. A iniciativa é boa porque facilita o acesso ao estudo e possibilita até mesmo a conquista de um emprego quando os detentos saírem da unidade”, destaca.


A equipe da Diretoria de Ensino e Profissionalização que está em Januária para a aplicação das provas segue ainda nesta semana para São Francisco e Pirapora, onde cerca de 50 presos irão realizar o exame em cada unidade. No mês de março os municípios de Francisco Sá e Janaúba receberão o projeto. Apenas em Montes Claros, 147 presos já fizeram as provas, na semana anterior ao Carnaval. A meta é que, até o final de 2013, unidades prisionais de todas as regiões de Minas Gerais tenham passado pelo processo de regularização da vida escolar dos detentos.


Fotos: Acervo DEP.
Fontes: Tv Norte, DEP/SEDS/SUAPI

Publicado por Sônia Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o primeiro passo: