quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Olimpíadas na Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga


A prática esportiva além de valorizar a saúde física e psicológica do indivíduo, possibilita a estimulação da sua capacidade de competir, de estabelecer um relacionamento interpessoal perante a coletividade e promover a integração entre jogadores.

No ambiente prisional, atividades esportivas devem ser promovidas com o objetivo de propiciar ao reeducando um momento de lazer e interação, visando benefícios para o corpo e para o funcionamento cerebral.

As Olimpíadas Prisionais são realizadas anualmente, com intuito de promover entre os presos a expectativa da competição sadia e do momento de alegria que se estabelece ao longo dos jogos disputados.

A Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga no ano de 2012 optou pelas modalidades esportivas de dominó e futsal. As partidas foram iniciadas no dia 11/07, com o Campeonato de Dominó, realizado em algumas salas de aula. Nas quais os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar o raciocínio lógico e competir entre duplas.

Para os competidores a realização do campeonato gerou um momento de muita euforia até a partida final. A modalidade de Futsal iniciou no dia 23/07, com 06 times divididos em duas chaves, sendo que a final foi disputada pelo vencedor da chave A X vencedor da chave B.

Nesse ano essa modalidade foi estendida para as mulheres que inicaram sua competição no dia 24/07. Duas equipes disputarão a melhor de três rodadas. Para as mulheres a prática do futsal foi recebida com muita espontaneidade e até mesmo habilidade entre as jogadoras, que comemoraram cada gol feito pelas suas artilheiras.

É importante salientar, que o espaço do pátio onde ocorre o banho de sol, foi adaptado para a realização dos jogos. A quadra recebeu pintura específica e todo o material tais como: bola, colete de identificação para os jogadores e medalhas foram doados pela comunidade local para a realização dos jogos.







Fonte:DEP/SEDS/SUAPI
Fotos: Acervo da DEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o primeiro passo: