quarta-feira, 11 de julho de 2012

Curta-metragem registra trabalho de Recuperandos com fibras de bananeiras


O documentário Homens tecendo um novo rumo sobre a produção de artesanato dos detentos do Presídio Dr. Carlos Vitoriano, que utiliza fibras do tronco de bananeira, será lançado nesta quarta-feira, 11.07, no Cinema dos Meninos de Araçuaí, situados no Vale do Jequitinhonha. O evento contará também com uma exposição e o lançamento do catálogo das peças produzidas desde julho de 2009, entre móveis, cestos, chapéus e peças decorativas. O trabalho proporciona aos presos renda para a família, remissão de pena e o aproveitamento de uma matéria-prima que é facilmente encontrada e sem nenhum custo, pois a região é grande produtora de bananas.

Os oito detentos dedicados atualmente à criação e confecção das peças frequentaram as aulas do curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que teve a duração de 40 horas/aula e foi ministrado pelo artista plástico, Romero do Amaral Duarte. Além da técnica e do estimulo à criatividade, os detentos receberam informações sobre empreendedorismo, com o objetivo de obter sucesso na comercialização das peças. A Secretaria de Estado de Defesa Social mantém convênio com o Senar na área de agricultura, agropecuária, cultivo de grãos e plantas, fruticultura, olericultura, floricultura, artesanato e plantas ornamentais, por meio de um termo de cooperação técnica.

O diretor geral da unidade, Edmar, ressalta que os cursos oferecidos têm um papel fundamental na ressocialização dos presos e conta a história de um dos recuperandos  Arnaldo , um dos personagens do documentário: “ele deve receber em breve a semiliberdade, vai continuar produzindo as peças e ainda ensinar as técnicas para os detentos”.

Produção sustentável

“Não sabia que a gente podia usar a casca dos troncos de bananeira para fazer coisas tão bonitas e úteis”, fala entusiasmado o recuperando Sebastião sobre o material empregado para produzir as peças trançadas com a fibra natural. Os próprios recuperandos fazem a seleção e coleta dos troncos em uma fazenda próxima do Presídio Dr. Carlos Vitoriano e depois dão o tratamento necessário: abertura das capas, secagem e corte para o trançado. “Estas capas normalmente eram jogadas fora nas fazendas, aproveitamos vasilhames e pneus, entre outros objetos reciclados para servir de moldes, e as ferramentas necessárias são simplesmente tesouras e estiletes” explica o diretor Edmar.







Cinema dos Meninos



A sala foi criada em 2008 a partir de um movimento de meninos e meninas, integrantes do Coral Meninos de Araçuaí, que mobilizou cerca de 700 jovens para a criação de um espaço permanente para a exibição de filmes e outras atividades artístico-culturais.

O cinema está situado na Praça Waldomiro Silva, 54 – Centro Velho de Araçuaí. O lançamento do documentário Homens tecendo um novo rumo está marcado para esta quarta-feira, 11.07.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o primeiro passo: