sexta-feira, 6 de julho de 2012

Recuperando de Ipaba é destaque em Concurso Estadual


Recuperando da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho escreveu sobre a importância do leite e de seus derivados na alimentação


WENDERSON CRISTIAN ganhou um smartphone. Outros premiados no concurso, Cleber de Souza Jardim 30 anos, preso de Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba, ganhou um tablet, e Ramon Clastes de Oliveira 33 anos.
 O recuperando Wenderson Cristian Soares, de 28 anos, da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, conquistou o segundo lugar do concurso de redação “O leite nosso de cada dia”, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), por meio da Diretoria de Ensino e Profissionalização (DEP), e a Secretaria de Estado de Educação (SEE). O recuperando concorreu, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cerca de 400 alunos de escolas estaduais mineiras.
O objetivo do concurso foi contribuir para conscientização sobre a importância do leite e de seus derivados na alimentação. A premiação aconteceu no último dia 7, durante a abertura da Superagro 2012 no Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte.
O recuperando  Wenderson recebeu um smartphone. O prêmio foi entregue pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, pelo secretário de Agricultura Elmiro Nascimento, pelo subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira e pela secretária adjunta de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires.  

O sonho da faculdade

Para o recuperando  Wenderson, o prêmio representa o apoio que vem recebendo da direção da escola e da unidade para encontrar uma vida melhor. “Estou reencontrando os estudos. Parei de estudar em 2002, quando estava no 2º ano do Ensino Médio e, nesse tempo, nem um livro eu li. Hoje, leio muito, em média cinco livros por mês”, diz. Sua autora preferida é a romancista policial britânica e autora de vários best-sellers, Agatha Christie, cujos livros são os mais traduzidos do planeta, superados apenas pela Bíblia. “Meu objetivo é fazer uma faculdade para Fisioterapia ou Arquitetura. Eu quero mudar de vida e vou enfrentar o que vier pela frente para conseguir este objetivo”, contou.
Sobre o Smartphone, Wenderson disse que o deu de presente para a noiva, aproveitando o Dia dos Namorados. Ele revela que está preso há um ano, por tráfico de drogas. Ainda não foi julgado. Antes de se envolver com o crime, que diz ser uma consequência “das más companhias”, trabalhava como motorista de caminhão. Natural de Mariana, sua noiva é de Belo Horizonte. Ele foi transferido do presídio de Ponte Nova para Ipaba. Uma mensagem que ele gostaria de deixar para as pessoas que se envolvem com drogas é que “repensem suas atitudes, porque depois de preso o caminho de volta é muito difícil. Por isso, quero sair daqui com uma perspectiva de vida completamente diferente”.

Critérios

A escolha da redação vencedora levou em conta critérios como criatividade e originalidade na abordagem do tema proposto, clareza e organização das ideias contidas no texto, adequação e correção da linguagem utilizada no texto. A comissão julgadora foi formada por representantes da Seds, Seapa e Educação. 
“Fiquei emocionada com o resultado. O nosso objetivo é trabalhar o resgate do ‘saber’ e do ‘querer’ junto aos presos que estudam nos estabelecimentos prisionais de Minas Gerais e o concurso mostrou que estamos no caminho certo”, disse a diretora de ensino e profissionalização, Sandra Regina Lopo Madureira dos Santos.  WENDERSON diz que lê cinco livros por mês e Agatha Christie é sua escritora favorita
 

 Ressocialização

O diretor da Penitenciária, Adão dos Anjos, que também participou da cerimônia de premiação, disse que a entrega do prêmio ao detento é mais uma prova de que o trabalho de ressocialização desenvolvido na unidade prisional é exitoso. “A participação em um concurso de redação parece uma coisa muito simples para umas pessoas, mas para os presos a repercussão é muito significativa. Representa uma chance de mudar de vida e de retorno à sociedade com uma nova perspectiva de vida”, disse.  Segundo o diretor, este é o quarto prêmio da área de educação entregue para a um preso da Penitenciária.

Atualmente, 6.119 estudam enquanto cumprem pena nas 128 unidades prisionais da Suapi.



Fonte : Jornal Vale do Aço  - 14/06/2012 nº 5.985

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o primeiro passo: