quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Detentos recebem prêmios em concurso de desenho


                                      
                                          1º  lugar desenho  do Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo








                                                                     
                                    
                                                                                              
                                             2º Lugar, desenho  da  Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior



                                                                           3º lugar do Presídio de Varginha

                                                           4º lugar, desenho da Penitenciária  Agostinho de Oliveira Júnior

                                            
                                                         5º lugar, desenho  da Penitenciária José Maria Alkimin
“Gostaria que muitos dos participantes deste concurso fossem meus alunos na Escola de Design da Uemg, o nível dos trabalhos estava excelente, tanto em composição, traço, criatividade e vínculo com o tema proposto”, esta é a avaliação da designer gráfica e professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Najda Mourão, integrante do corpo de jurados do 1º Concurso de Desenho das Escolas das Unidades Prisionais do Estado de Minas Gerais, sobre os trabalhos apresentados pelos detentos.
A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira, 14.07, no auditório do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), com a divulgação e premiação dos cinco vencedores do concurso, que teve como tema “Consumo Consciente e Gestão de Resíduos”.  
O concurso foi realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio do Programa Ambientação. O objetivo do concurso foi despertar o interesse dos presos em desenvolver boas práticas ambientais, repensando o meio ambiente como necessidade primária à vida, e também incentivar o gosto pelas artes. A superintendente de atendimento ao preso, Camila Pereira Pinto de Oliveira, contou que “houve uma grande adesão ao concurso, pois alunos das 49 escolas do sistema prisional enviaram trabalhos para a comissão julgadora, e os professores trabalharam com a cultura do consumo consciente e a gestão de resíduos”.
Identidade

A desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Jane Ribeiro Silva, também foi uma das juradas do concurso e considerou a proposta “muito importante para o preso, pois ajuda na recuperação da autoestima e estimula a preocupação com o meio ambiente”.  Isto reforça a avaliação da professora da Uemg, Najda Mourão, sobre os traços dos desenhos, “eles representam um desejo dos artistas em mostrar quem são eles, e cada traço é, na verdade,  um grito.”
Os cinco primeiros colocados terão seus trabalhos colocados como capas dos blocos de anotações de funcionários da Cidade Administrativa e, de acordo com o presidente da Feam, José Claudio Junqueira Ribeiro, as obras serão impressas em mais de 20.000 blocos.
Quilômetros

Os cinco primeiros colocados vieram das mais diferentes e distantes cidades para a premiação. O primeiro colocado Éder José dos Santos, vem do complexo penitenciário Dr. Pio Canedo, em Pará de Minas, na região central do  estado. Do terceiro ao quinto lugar foram escolhidos, respectivamente, os trabalhos dos detentos: Yuri Damian de Oliveira, da penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé, na zona da Mata, Rogério Cláudio de Souza, do presídio de Varginha, no sul de Minas; Clécio William Lemos da Silva, da penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior, em Unaí, na região Noroeste e,  Bruno Couto Maciel, da penitenciária José Maria Alkmin, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.  
  Comissão de jurados 
Participaram também da avaliação dos trabalhos o gerente executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Carlos Gradim; o apresentador do jornal da Band Minas, jornalista Daniel Fabris e o diretor do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, José Aparecido Gonçalves.
Fontes:
https://www.seds.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1380&Itemid=71
Crédito fotos: Ascom/Seds
Postado por Sônia Leite/SEDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o primeiro passo: