sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Escolas de unidades prisionais do Estado revelam talentos em mostra cultural







Homens e mulheres que cumprem pena em presídios da Subsecretaria de Administração Prisional, da Secretaria de Defesa Social (Seds), mostraram seus talentos na III Mostra Cultural das Escolas das Unidades Prisionais e Centros Estaduais de Educação Continuada, realizada no auditório do Sesc Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento foi promovido em parceria com a Secretaria de Educação, com a finalidade de despertar talentos e contribuir para a socialização e cidadania.
Peças de teatro, canto coral, apresentações de flauta e violão, artesanato e artes plásticas fizeram parte da programação, que envolveu as escolas estaduais localizadas nas unidades prisionais Antônio Dutra Ladeira, José Abranches Gonçalves, José Maria Alkmim, Vespasiano e Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade. Adolescentes que cumprem medida no Centro Socioeducativo de Justinópolis também participaram da mostra.
A superintendente de Atendimento ao Preso, Camila Oliveira, considera fundamental a parceria das duas secretarias e acredita que "o ensino nas unidades prisionais acontece de forma efetiva e com qualidade".
Em meio a obras de literatura de cordel, pinturas em cerâmica, bijuterias e oratórios feitos de jornal, Raimunda Maria Veloso, diretora geral da escola da Penitenciária José Abranches Gonçalves, comenta que "a arte transforma, dá forças e cria esperanças" para cerca de 90 alunas. Rita de Cássia Rocha Rodrigues, supervisora, explica que a produção da literatura de cordel é um ótimo exemplo das possiblidades de ressocialização com a arte. "Elas refletem sobre suas histórias de vida e assuntos polêmicos, além de executarem todo o processo do cordel", diz.
Na Penitenciária José Maria Alkimim, em Ribeirão das Neves, a música é usada para ajudar na ressocialização. O diretor-geral da penitenciária, Igor Rodrigues Pinho Tavares, disse que o grupo foi formado há somente dois meses, mas tem todo o incentivo e apoio da direção.

Fontes:
Foto: SUAPI/SEDS/DEP
Postado por Sônia Leite/SEDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o primeiro passo: