quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Iniciativa mostra conhecimento como via para ressocialização



Proporcionar uma viagem do interior da sala de aula da unidade prisional de Governador Valadares, no Leste do Estado, para o mundo dos astros e também o acesso a equipamentos robóticos. Essa foi a experiência de transformação e conhecimento que detentos da Penitenciária Francisco Floriano de Paula viveram no decorrer do ano de 2010. Este mês, a Escola Estadual São Judas Tadeu, que funciona no estabelecimento prisional, entregou a 25 detentos os certificados da Olimpíada de Astronomia e medalhas da Olimpíada de Robótica.
A premiação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e teve como objetivo valorizar o desempenho dos presos que participaram do processo de aprendizagem e também instigar a inscrição de novos alunos, nas próximas olimpíadas. Ao todo foram entregues seis medalhas de ouro da Olimpíada de Robótica e 19 certificados da Olimpíada de Astronomia.
A participação dos sentenciados nas olimpíadas foi promovida pelo professor de matemática Wesley de Andrade Silva, que preparou os alunos para as provas e também os incentivou a explorar suas capacidades e talentos. O aluno Lourival Quintino, um dos contemplados com a premiação, contou que se sentiu muito orgulhoso em ser parabenizado e que a medalha de ouro serve de incentivo para continuar estudando.
Autoestima
Lourival conta que parou de frequentar a escola aos 12 anos, tendo cursado apenas a primeira série do ensino fundamental. Agora em 2011 irá cursar a sétima série. Para ele, participar da olimpíada foi uma forma de mostrar aos professores o que estava aprendendo e que seus esforços têm valido a pena.
Segundo a diretora de atendimento da unidade, Patrícia Oliveira Hemerly Moraes, a escola é o dispositivo de ressocialização mais eficaz oferecido pelo sistema prisional. “Ela amplia as expectativas de mudança de valores nos presos e melhora a autoestima de cada um, fator que é imprescindível para uma reinserção social”, avalia.
A solenidade de entrega dos prêmios contou com a apresentação de vídeos sobre robótica e de homenagem aos alunos e professores, destacando a importância e o avanço que a participação de uma escola de unidade prisional nas Olimpíadas representa.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o primeiro passo: