segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas



A matemática que estudamos é o resultado de um processo que começou há milhares de anos. Todos os povos, independente de raça, língua ou religião, deram sua contribuição à matemática. As similaridades entre a história da matemática e a da realidade dos presos está exatamente na democratização que nos estimulou a levar a oportunidade de desenvolver a Olimpíada de matemática nas Unidades Prisionais e que bebe um pouco desta fonte histórica.
Conhecendo a história da matemática percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram, que foram desenvolvidas com grande esforço e, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta, e quantos desafios os presos e os educadores  nas Unidade prisionais enfrentam.
No dia 05 de Novembro de 2011, Sábado passado, os aplicadores foram até as Unidades Prisionais para disponibilizar a prova para os presos. Houve o relato inclusive de um aluno que mesmo de regime aberto, compareceu na Unidade para fazer a prova.
Aproveitamos para parabenizar as Unidades participantes e em especial as que obtiveram aprovados para essa  última fase da OBMEP 2011 tais como a de Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinopólis, Juiz de Fora, Ipaba, Pará de Minas, e São João del Rei . Muito Obrigada aos participantes e aos Responsáveis pelo Núcleo de Ensino ou Pedagogos, esperamos sempre contar com vosso apoio, para juntos trabalharmos em prol  da Educação.


Fontes:


SUAPI/SAPE/DEP

Postado por Sônia Leite/SEDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o primeiro passo: