quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Educação e Profissionalização nas Unidades Prisionais, uma realidade em Minas Gerais.

A prisão é uma dimensão da trajetória social e precisamos entender que oferecer educação ao “preso” não é privilegiar o criminoso. Erroneamente, muitos pensavam até pouco tempo que o preso perde todos os seus direitos enquanto recluso em uma Unidade Prisional para o cumprimento de pena. Felizmente esse pensamento é mudado rotineiramente, pois o preso perde apenas o direito à liberdade, não os demais, dentre eles, o direito a educação e qualificação profissional.
É importante ressaltar que cada Estado tem suas peculiaridades, mas todos enfrentam problemas semelhantes. Falar da educação Prisional no Estado de Minas é refletir sobre a importância desse ambiente do conhecimento, que para muitos na época oportuna não tiveram a possibilidade de frequentar a escola, por razões mais diversas.
A Subsecretaria de Administração Prisional – SUAPI/MG apresenta propostas efetivas de educação e ressocialização do preso através da formalização de parcerias e convênios, para a oferta de Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental e Médio), qualificação profissional, além de desenvolver projetos socioculturais nas mais diversas áreas.
A vida é um constante aprendizado, numa simples sala de aula acontecem experiências diárias e contínuas de transformação do ser e a construção do conhecimento.
Para muitos que tinham o sonho de cursar uma faculdade e construir uma carreira profissional de sucesso, hoje no Estado de Minas Gerais isso é realidade.

Sandra Regina Lopo Madureira



Postado por Sônia Leite/SEDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o primeiro passo: